Documento passa a ser emitido somente em formato digital.

carteira digital

 

 

Desde a última quinta-feira, 13 de fevereiro, a unidade do SINE Patrocínio não faz mais a emissão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que passa a ser emitida somente em formato digital. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que cumpre determinação do Ministério da Economia, 

Segundo o coordenador da Unidade, Cássio Amaral, o Ministério da Economia estabeleceu a meta de reduzir em 75%  nas emissões  de CTPS impressas, determinada  pela Portaria 3.900/2019, e em entendimento com o Art. 7° da Portaria 1065/2019, que determina que a Ctps física, poderá ser utilizada somente em caráter excepcional enquanto o empregador não for obrigado ao do eSocial 

A nova carteira tem como objetivo modernizar e aumentar a segurança do processo pelo qual as informações e direitos trabalhistas do empregado são acessados, facilitando, assim, a vida do cidadão. Além disso, o prazo esperado para o recebimento da carteira a partir da solicitação é muito menor: apenas um dia. Anteriormente, o cidadão precisava aguardar 17 dias. 

A ferramenta é de utilização gratuita para empregador e empregado. O cidadão pode fazer o download da CTPS digital por meio das lojas virtuais, Apple Store e Play Store. O documento também poderá ser acessado pelo site acesso.gov.br, caso já possua cadastro no sistema. 

Depois da substituição oficial do documento impresso pelo digital, a CTPS física passará a ser desnecessária para as vinculações trabalhistas. As anotações do documento físico serão substituídas pelos dados prestados ao e-Social, que são vinculadas ao CPF do cidadão. A CTPS digital será o único documento necessário para efetivar a contratação do empregado. 

Ainda que o documento digital venha para substituir o físico, é importante reiterar que a CTPS física não deve ser descartada, uma vez que permanece sendo um documento de comprovação dos dados trabalhistas do cidadão, especialmente para aqueles contratos de trabalho mais antigos. 

Em relação à disponibilização do PIS do trabalhador, o SINE informa que não há necessidade da emissão da CTPS física. A Caixa Econômica Federal já orientou as empresas através do sistema de conectividade, ou seja, as empresas já poderão dar andamento na criação do PIS ao trabalhador se necessário. 

Confira abaixo os casos de excepcionalidade em que a CTPS Física ainda pode ser emitida: 

-Quando houver erro na emissão de senha da ctps digital e o trabalhador não conseguir acessá-la; 

-Decisão Judicial ( falecido); 

-Empregados desobrigados a prestar informações dos trabalhadores ao eSocial ( Administração Pública e Organizações Sociais). Para emissão da ctps física será necessário comprovação dos vínculos com essas entidades.

 

Rede Hoje

 

 
Celebração da Santa Missa de acolhida e posse dos novos Pároco e Vigário Paroquial: 
Padre José Ronaldo de Oliveira
 e 
Padre Artur Nelson de Oliveira 
Dia 15 de Fevereiro de 2020, sábado às 19h, na Igreja Matriz de Santa Terezinha - Patrocínio MG - 
A celebração foi presidida pelo Ex.mo Rev.mo Dom Frei Cláudio Nori Sturm, Bispo Diocesano
Vejam a Galeria de Fotos: <<<Clique na foto>>>
 
O Mensageiro

Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições

 

 

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar. 

Agência Brasil 

     


Aconteceu sábado, dia 15 de fevereiro, o 1º Feirão de Empregos de Patrocínio. O evento ocorreu das 9h às 16h, no Bloco III do campus do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. 

O Feirão foi uma realização da Sattva Medical Center em parceria com o UNICERP e contou com a participação de 11 empresas, que realizaram o recrutamento de currículos para a criação de um banco e preenchimento de vagas que já estão disponíveis. Mais de mil pessoas passaram pelo evento.

Na ocasião, o UNICERP também ofereceu um workshop de capacitação “Você no mercado de trabalho”, ministrado pela psicóloga Profa. Daniela Aparecida Reis, que abortou questões como: comportamento adequado em entrevista de empregos, elaboração de currículos e como se manter no mercado de trabalho.

Por Yurika Akiyoshi (Comunicação UNICERP)

 

DiaNews

     


Neusa Ferreira (ao centro) antencedeu ao Dianews a data da Feijoada

A Associação Humberto Júnior – HJ Viver já marcou a data para a realização da sua 8ª Feijoada, o único evento para angariar recursos para assistir e apoiar famílias de pacientes que realizam tratamento de câncer em Barretos ou Jales. A presidente da entidade, Neusa Maria Ferreira, em entrevista ao Dianews.com.br e à Rádio Capital 107,3 informou que já agendou o evento deste ano para dia 19 de junho no Rotary Brumado e terá show com Lísias e Banda.

“Esse ano vamos trazer Lísias porque foi um pedido da população novamente que gosta demais, porque toca de tudo, então agrada a todos”, revelou. Em 2019 o show foi de Emílio e Eduardo e Lísias retorna para atender esse pedido.

O lançamento será marcado em breve, mas Neusa adiantou a data para que as pessoas que participam do evento possam já estar agendando a data. Quanto a valores das mesas, ela disse que ainda haverá uma reunião para definir, mas informou que não deve alterar muito em relação ao ano passado.

 

DiaNews